segunda-feira, 25 de março de 2013

Crisocola / Chrysocolla / Chrysokoll / хризоколла

           Mineral de origem secundária, presente nas porções superiores de veios de cobre, a Crisocola é um silicato de cobre hidratado e sua cor característica um reflexo de sua formação sob forma de agregados de azurita (tons azuis), malaquita (tons verdes).         

Formação botroidal de malaquita com crisocola associada

          Apresentando densidade relativa entre 2,00 e 2,40 e índices de dureza entre 2-4 na escala de Mohz, a crisocola apresenta hábito criptocristalino, terroso, botroídal. Com brilho vítreo graxo, a crisocola não apresenta clivagem, pleocroísmo e dispersão. É opaca, porém, ocasionalmente pode apresentar-se um pouco translúcida.

         Devido à sua beleza, esta pedra é uma excelente opção para utilização em jóias e adornos, porém, devido as suas características físicas, a crisocola deve ser manuseada com muito cuidado, tanto para a sua lapidação, na formação dos cabochões, quanto na joalheria, quando aplicada à joia. Qualquer pressão extra aplicada sob sua superfície pode  trincá-la ou quebrá-la.
          Curiosidade: A pedra de Eilat é uma variedade da crisocola encontrada em Israel, na região de mesmo nome. A diferença para a crisocola comum é que a pedra de Eilat possui a turquesa, além da azurita e da malaquita em sua formação. 

Aspectos Místicos


         De aparência opaca, apresentando bandas e inclusões que variam do mais profundo azul ao mais intenso verde, a crisocola é uma pedra que inspira a serenidade. 

        

         Sua mescla de cores - principalmente nas pedras lapidadas em formato cabochão - muitas vezes criam um 'mini mapa mundi', onde o verde representa os continentes e o azul os oceanos e cada pedra é um novo mundo, pois a composição de cores não se repete, é diferente de cristal em cristal, como se fosse uma impressão digital.

        
         Meditar com a crisocola é uma experiencia reveladora, pois esta pedra facilita a comunicação e nos ajuda a aceitar com serenidade situações instáveis e de grandes mudanças, nos fornecendo uma grande força interior.

Alinhando com os chakras

  • Plexo solar - Absorve emoções negativas, como a culpa, e reverte programações              emocionais destrutivas;
  • do Coração - Cura mágoas e aumenta a capacidade de amar;
  • da Garganta - Melhora a comunicação e nos ajuda a saber quando é hora de calar;
  •   do Terceiro olho - Abre a visão psíquica.

Nenhum comentário: